COMO FIZEMOS

Design editorial para o impresso e o online

Em janeiro de 2016, Renato Matsunaga, diretor do Jornal de Brasília, convidou a Ellaform para ajudar a repensar suas estratégias editoriais e redesenhar seus produtos jornalísticos, entre eles o site e o impresso. A Ellaform ajustou o logotipo existente para dar mais legibilidade ao termo “Jornal de”, antes na tipografia Impact e agora na tipografia Alumni Sans Bold. A nova fonte preserva a identidade da Impact, porém com contra-formas mais arejadas, mantendo o termo legível em situações de baixa visibilidade, seja pelo tamanho ou distância do ponto de contato em que o logotipo foi aplicado. Além da assinatura completa, concebemos a versão abreviada da marca expressa no termo “JBr” que trouxe mais flexibilidade na aplicação em certos pontos de contato, como por exemplo o avatar dos canais sociais facebook e instagram e o favicon da barra de navegação do site.d

SERVIÇOS EFETUADOS

  • Identidade Visual
  • Design Editorial​
  • Criação de sites
  • Site de Notícias
  • Design de interface
  • WordPress
logo-jornaldebrasil-positivo
logo-jornaldebrasil-preto
logo-jornaldebrasil-vermelho
logo-jornaldebrasil-azul

Redesign do Jornal de Brasília

O projeto de redesign do Jornal de Brasília segue uma abordagem centrada no novo projeto de branding do Grupo JBr de Comunicação, cuja proposta partiu do redesenho do logotipo do jornal e de uma nova paleta de cores, mais moderna e dinâmica.

A novas fontes digitais, além de possuir alta legibilidade e leiturabilidade em projetos editoriais, tem alto valor estético e total harmonia com nova marca. A diagramação é mais limpa, direta e impactante, com páginas duplas e capas que lembram revistas. Além disso, o projeto foi desenhado buscando completa coerência visual e formal com o novo site do JBr para que o leitor tenha experiência de uso similar em todos os produtos do grupo. O projeto foi premiado na 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico na categoria projeto gráfico de jornal.

Redesign do Na Hora H!

O Na Hora H! é um dos jornais mais populares do DF. Suas notícias são curtas de linguagem prática e fácil entendimento. Um jornal objetivo, porém completo de conteúdo. Possui grande tiragem no segmento popular e é um fenômeno de vendas em Brasília e entorno. Redesenhar um projeto bem sucedido que está indo bem foi uma tarefa de muita responsabilidade. Por isso, trabalhamos para modernizar o visual mantendo a essência do projeto anterior.

O novo design possui mais impacto com grandes tarjas coloridas e títulos em caixa alta nas manchetes, contribuindo na definição hierarquia e apelo visual das notícias. Os padrões gráficos do cabeçalho, das seções e micro-formatos foram inspirados na forma da letra “H” da marca do jornal. A inclinação dos títulos e o corte inclinado nas tarjas dos foguetes dão uma pitada de humor, descontração e ascendência. Nosso objetivo foi afinar a aparência da publicação com o seu conteúdo.

Projeto gráfico de 2012

Em 2012, ajudei a concluir a criação do projeto gráfico de autoria da equipe do Jornal de Brasília sob a liderança do editor executivo Marcelo Moura. Nossa principal função no processo foi padronizar os estilos e os diversos elementos que compõe o projeto em algo que chamamos de biblioteca para que todos na redação pudessem desenvolver suas páginas a partir dessa base.

Também demos uma contribuição significativa na criação dos micro-formatos (padrões de frases, números, listas, tabelas, e outros) e na criação do projeto da capa. Por fim, criamos os manuais de uso e treinamos os diagramadores, infografistas e jornalistas para fazerem bom uso dos recursos do projeto. Algumas infografias e capas dessa amostra foram feitas por mim em parceria com a equipe de arte do jornal.

Site de notícias

Em janeito de 2016, Guilherme Lombardi, Diretor de Marketing e Mídias Digitais do Jornal de Brasília, convidou a Ellaform para ajudar a repensar suas estratégias editoriais e redesenhar seus produtos jornalísticos, entre eles o portal de notícias. O projeto de redesign do site segue uma abordagem centrada no usuário, com design responsivo, e dialoga com o novo projeto de branding do Grupo JBr de Comunicação, cuja proposta partiu do redesenho do logotipo do jornal e de uma nova paleta de cores, mais moderna e dinâmica. A nova tipografia, além de possuir alta legibilidade e leiturabilidade em projetos editoriais, tem alto valor estético e total harmonia com nova marca. A diagramação dos blocos de informação do portal é mais limpa, direta e impactante, com design concebido para readequar os elementos na tela de qualquer dispositivo, principalmente smartphones e tablets. A mudança ajudou o site do Jornal de Brasília a dobrar os acessos simultâneos e a aumentar o acesso por meio de dispositivos móveis de 30% para mais de 70%.
site-jornaldebrasilia-home
site-jornaldebrasilia-artigo

Vamos conversar?

Para entender com mais detalhes que tipo de soluções podemos oferecer para sua empresa, preencha o formulário a seguir com os dados do seu projeto que em breve responderemos!

LIGUE OU MANDE UM ZAP

ONDE ESTAMOS

CLN 407, Bloco E Nº 51, Sala 210 Asa Norte, Brasília, DF

FALE COM A ELLAFORM

+55 61 3548.7961
[email protected]
© Copyright 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ellaform